Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Menu

A maquiagem estraga se guardar no banheiro? Veja o que não se deve armazenar no cômodo

Especialistas contam o que o calor e a umidade pode causar a cosméticos, remédios, perfumes, joias e até escovas de dentes.

A maquiagem estraga se guardar no banheiro? — Foto: Freepik

O banheiro é o cômodo com a maior variação de temperatura e umidade da casa, por isso nem todo objeto ou produto vai se dar bem nesse ambiente.

Guia de Compras consultou especialistas para entender quais são os riscos de armazenar maquiagem, dermocosméticos (como hidratantes e filtros solares), remédios, perfumes, joias e até a própria escova de dentes no banheiro.

🥵 No geral, a umidade e o calor favorecem a proliferação de bactérias, o que pode alterar a ação de alguns itens e afetar a vida útil de outros.

Na reportagem abaixo, veja quais produtos não se deve guardar no banheiro e as consequências para cada um deles.

💄 Maquiagem

No caso dos cosméticos de beleza, a umidade é a vilã maior.

O ambiente úmido é agressivo para a manutenção desses produtos”, afirma Claudia Leo, diretora de pesquisa e desenvolvimento da Natura. “A embalagem das maquiagens não tem fechamento hermético, por isso os vapores vão entrar em contato com o produto”, conta.

“As condições do banheiro podem abreviar o prazo de validade. A maquiagem acumula uma carga microbiana e o sistema conservante presente no produto começa a atuar mais cedo. Então ele não resiste até o prazo de validade original”, explica Claudia.

Monitorar a validade dos cosméticos é, inclusive, uma etapa importante que acaba sendo negligenciada por muita gente. “A pessoa tem uma sombra que está lá há 5 anos e acha que pode usar indefinidamente. Não tem como controlar e garantir que não vai, por exemplo, causar irritação nos olhos ou pele”, alerta a especialista.

Como a caixa – que é onde a validade geralmente vem escrita – costuma ser descartada, a sugestão é anotar a data no próprio recipiente do produto, para ter maior controle.

Claudia recomenda ainda armazenar a maquiagem em um local seco, arejado e protegido da luz do sol. Se o banheiro é grande e bem arejado, de preferência com duas janelas, não há tanto problema. Se não, é melhor guardar no quarto, em um armário ou penteadeira.

🧴 Hidratantes, filtros solares e outros dermocosméticos

A recomendação é parecida com a de maquiagens: manter em locais secos e arejados. Porém, mais importante ainda é evitar armazenar em locais quentes – como o banheiro logo após o banho.

“Nos cremes, os princípios ativos da formulação podem se degradar com a alta temperatura. Então é preciso proporcionar uma camada a mais de proteção a esses produtos”, diz Claudia Leo.

Expor os cosméticos ao calor uma vez ou outra – quando você leva o protetor para passar na praia, por exemplo – não chega a ser tão prejudicial. “É a exposição prolongada que pode causar esse problema”, afirma Claudia.

🪥 Escova de dentes

Sim, a escova de dentes que fica no banheiro está sujeita à contaminação por bactérias e à proliferação de microrganismos devido à umidade. Mas calma, porque isso não é motivo para ir parar no hospital.

“Quando você dá descarga, existe um spray que sai de dentro do vaso. Pensando nas dimensões médias do banheiro brasileiro, a privada está próxima da pia. Então, as bactérias das fezes se espalham ali pelo banheiro e, dependendo da distância, elas chegam na escova de dentes”, explica Giuseppe Romito, professor de periodontia da Faculdade de Odontologia da USP.

No entanto, apesar da ciência comprovar a presença de bactérias nas escovas, o impacto real não caracteriza um problema.

“É a mesma coisa que pensar: será que todo mundo lava as mãos antes de comer? Não chega a ser um problema de saúde pública, senão teríamos uma epidemia de doenças, mas é um risco individual”, afirma Romito.

Além disso, evitar ou diminuir o risco de contaminação envolve soluções simples: fechar a tampa da privada antes de dar descarga, comprar uma capinha para armazenar a escova e secá-la antes de guardar.

💊 Remédios

Não existe um padrão de armazenamento para todos os medicamentos, já que pode haver uma variação grande na composição de uma fórmula para a outra.

Por isso, o primeiro passo é sempre manter a caixinha original, assim como a bula. Ali, você vai encontrar instruções dedicadas ao armazenamento correto daquele remédio.

“As condições de armazenamento colocadas pela indústria farmacêutica que produz o medicamento foram baseadas em estudos de estabilidade. Qualquer outra condição que o usuário coloque vai impactar no prazo de validade“, alerta Maria Aparecida Nicoletti, farmacêutica responsável pela Farmácia Universitária do Departamento de Farmácia da FCF-USP.

“O banheiro apresenta, principalmente, duas condições danosas para o armazenamento de medicamentos: umidade e calor. Portanto, não é o local onde devem ser armazenados”, afirma Nicoletti.

Em alguns casos, guardar o remédio no banheiro pode desestabilizar a fórmula o suficiente para interferir com sua efetividade. “O princípio ativo poderá ser diminuído, podendo não atingir o efeito desejado”, conta a especialista.

Nicoletti avisa ainda quanto ao risco de degradação de uma substância em outras, já que os produtos resultantes podem ser tóxicos.

No geral, o armazenamento correto deve ser feito em locais limpos, frescos, secos e protegidos da luz, como por exemplo, em um armário no quarto. Além disso, “medicamentos devem ficar isolados, longe de produtos químicos, como cosméticos, produtos de limpeza, perfumarias e outros itens, além de ficarem fora do alcance de crianças“, completa Nicoletti.

Mas o mais importante é sempre conferir e seguir à risca as instruções especificadas na bula de cada remédio.

🌺 Perfumes

Os perfumes já vêm com água em sua composição, portanto a umidade não vai atrapalhar. São o calor e a claridade que podem interferir com a vida útil do produto.

“A claridade provoca a oxidação das fragrâncias. Pode-se alterar o cheiro, a cor e a performance do perfume. O calor também provoca isso”, conta Claudia Leo, da Natura.

O ideal é manter a caixa original do produto e sempre guardar o recipiente lá dentro.

💍⌚ Joias e objetos de metal

Segundo as fabricantes HStern e Alinare, o metal passa pelo processo natural de oxidação, em que escurece ou perde o brilho da superfície, e a umidade e o calor podem acelerar essa ação.

“Portanto, nada de guardar dentro do banheiro”, alerta a HStern. “Uma dica valiosa é organizar as joias em estojos com divisórias ou envolvê-las em um tecido macio (flanela ou veludo) e guardá-las dentro de uma gaveta ou em uma porta-joias adequado”, diz a marca.

“O veludo é um material que evita o contato do metal com a umidade e outros agentes danificadores”, explica a Alinare. A fabricante sugere ainda o uso de saquinhos de veludo para quem não possui um porta-joias.

Metais como ouro e prata são muito maleáveis, o que os deixa mais sensíveis a agressões externas, como arranhões. Por isso, o melhor é guardá-los em locais secos e com pouca iluminação.

Abaixo, veja itens para ajudar a armazenar seus produtos corretamente. Os preços variavam de R$ 10 a R$ 200, quando consultados, em março, nas grandes lojas on-line.

Fonte: G1

Deixe seu comentário: