Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Menu

Advogados denunciam violência de policiais durante abordagem em Cuiabá; vídeos

Dois advogados foram detidos por desacato durante uma abordagem da Polícia Militar, no bairro Pedregal, em Cuiabá, na noite dessa segunda-feira (23). Rodrigo Marinho e Márcio Carvalho foram liberados na delegacia após a chegada de uma equipe da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), e denunciaram abuso de autoridade por parte dos militares durante a prisão.

O g1 entrou em contato com a polícia para saber se houve denúncia formal na Corregedoria, mas não obteve retorno até esta publicação.

No boletim de ocorrência registrado pela PM, os policiais afirmam que viram um carro com os vidros escuros entrando em uma borracharia e realizou a abordagem. No veículo, estavam, além do motorista, uma mulher, que também é da área do direito, com uma criança de colo, e um dos advogados.

Segundo a polícia, o motorista estava sem os documentos do carro e pediu para que os militares fossem até a casa da mãe dele, que é dona do veículo, e portava a documentação. A residência, no entanto, estava trancada.

“O suspeito ligou para a irmã para levar os documentos. Tempo depois, uma senhora se apresentou como irmã e disse ao suspeito que ali não seria sua casa. Nesse momento, o suspeito se referiu aos policiais dizendo que ninguém iria prender seu veículo e que não entregaria os documentos”, relata a PM no registro da ocorrência.

Conforme o boletim de ocorrência, o advogado teria xingado os militares e afirmou que eles poderiam prendê-lo. Em seguida, um segundo advogado se aproximou, estacionou o carro na contramão e disse que acompanharia a ocorrência.

“O 2º sargento disse que ele poderia acompanhar, mas que, primeiro, tirasse o carro da contramão, que estava obstruindo a passagem de outros veículos. O mesmo respondeu que não tiraria nada, pois estava em serviço e que poderia chamar a Semob para guinchar”, explica a polícia.

Ainda de acordo com a PM, os advogados teriam desacatado a equipe e que, por isso, foi dado voz de prisão. Os profissionais, no entanto, teriam resistido, sendo necessário “o uso de força moderada para contê-los e algemá-los”.

Representantes da OAB-MT gravaram um vídeo na frente da delegacia e afirmaram que os advogados estavam atendendo clientes quando foram presos e levados para a Central de Flagrantes do Verdão.

“Mostramos ao delegado a arbitrariedade da condução da Polícia Militar. O delegado disse que não vai lavrar nenhum procedimento contra os advogados. Eles não praticaram nenhum crime. Pegaremos agora as imagens que temos e levaremos à Corregedoria da PM para cobrar, de maneira firme, providências sobre esse caso”, disse o advogado e Conselheiro Federal da OAB-MT, Ulisses Rabaneda.

Fonte: G1 MT

Deixe seu comentário: