Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Menu

Campanha da Fraternidade é lançada em MT

Atrelada à Campanha da Fraternidade, a Quaresma começou nesta Quarta-feira de Cinzas (26). Neste período, os católicos se preparam para o propósito de exercitar a empatia e cuidar do próximo. Sob o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, a campanha segue até novembro.

A Quaresma é o período de 40 dias entre a Quarta-feira de Cinzas e a Semana Santa (que se inicia com o Domingo de Ramos). Durante a Quaresma, a Igreja e todos os cristãos preparam-se para a Páscoa. A Páscoa é a festa anual dos Cristãos para celebrar a Ressurreição de Cristo.

O padre Wagner Stephan, da Paróquia Nossa Senhora da Guia, localizada no Distrito da Guia, explica como os mato-grossenses devem se preparar para a quaresma. Primeiro, é necessário ter um momento de introspecção e reconhecimento.

“Se durante a vida ou o ano a gente fica disperso, se fragmenta, a Quaresma tem o toque de recolhimento, de introspecção espiritual, na qual eu vou reunir tudo isso e praticar esse encontro com Deus, consigo mesmo. Quanto mais me desconheço, menos perto de Deus eu estou. E a maneira de estar mais em contato consigo mesmo e com deusm é a oração, é a base”, conta.

Veja Também:  Jovens abrem mão da folia tradicional e aderem a eventos religiosos no carnaval

Em seguida, ele conta que o jejum, prática conhecida nesse período, não se restringe apenas a consumir carne, mas hábitos que fazem mal a si mesmo e a outras. Os vícios podem ser de bebida a falar mal dos outros, por exemplo.

“O propósito do jejum não é só deixar de comer carne, é de se esvaziar de alguma coisa que está me ferindo e ferindo o próximo. Então tem que ter uma relação com Deus, comigo e com o outro”.

Ao fazer essa escolha, a pessoa pratica o bem. “O cristão precisa fazer a caridade pessoal, mas também fazer a caridade a nível coletivo. É quando ele se da conta que ele está numa sociedade, a igreja é uma sociedade e precisamos transfomar certos ambientes, como pobreza e outros”.

E é no coletivo que a Campanha da Fraternidade pensa. Ela surgiu durante o desenvolvimento do Concílio Vaticano II (1962-1965). A cada ano, desde 1964, a Igreja no Brasil propõe a todos os cristãos, a Campanha da Fraternidade (CF).

Essa campanha desenvolveu-se mais intensamente durante a Quaresma, mas aos poucos, seu tema foi sendo refletido e engajado dentro da vida da Igreja durante todo o ano.

Deixe seu comentário: