Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Menu

Conheça o besouro que suporta atropelamento de carro

O besouro de ferro é um inseto que habita o carvalho e é encontrado principalmente na costa oeste da América do Norte.

Incapaz de voar por grandes distâncias, ele desenvolveu um par de asas anteriores exoesqueléticas que funcionam como uma armadura e é tão forte que suporta o atropelamento de um pneu de carro.

De acordo com os cientistas, a armadura funciona como um quebra-cabeça, conectando várias lâminas. Para entender a resistência dessa armadura, o inseto foi colocado entre lacas de aço compressivas e descobriu-se que ela suporta a força de 150 newtons — um pneu de carro passando por cima tem 100 newtons.

Essa força é o suficiente para que o inseto aguente uma carga de pelo menos 39 mil vezes o seu peso corporal antes de começar a se partir.

Outras espécies de besouros testadas não conseguiram suportar metade da força que a armadura deste besouro consegue aguentar.

Para testar o potencial dessa estrutura, os engenheiros construíram uma série de partes de metal que se entrelaçam como a armadura do besouro e descobriram que os projetos tiveram a resistência e tenacidade aprimoradas em comparação com outras peças.

FonteBand.

Deixe seu comentário: