Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Menu

Descubra o que é o fio branco no ovo cru; spoiler: não é um cordão umbilical

Chalaza é um fio gelatinoso que tem a função de manter a gema ou o embrião (em caso de ovos fertilizados) centralizados.

Ovo cru — Foto: Foto de Klaus Nielsen

Ao quebrar um ovo, já reparou num fio branco colado entre a gema e a clara? Você pode até pensar que é um cordão umbilical, mas não é. Se trata da chalaza, um fio gelatinoso que tem a função de manter a gema ou o embrião (em caso de ovos fertilizados) centralizados.

🐔Não é exclusivo da galinha: a chalaza está presente em vários tipos de ovos, como os de codornas e outras espécies, explica a pesquisadora Helenice Mazzuco, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Suínos e Aves (Embrapa).

🐣Para que serve: na natureza, a galinha gira os ovos de tempos em tempos durante o período em que está chocando. A chalaza evita que, durante o desenvolvimento do pintinho, ele se desloque para um dos polos do ovo, o que prejudicaria seu crescimento e nascimento.

Ela não perde a sua utilidade nos ovos para consumo – que não foram fertilizados. Nesse caso, a chalaza tem a função de posicionar a gema centralmente, sustentando a estrutura e a protegendo contra impactos mecânicos.

🍳Pode comer: a chalaza é rica em proteína, então pode ser consumida. Além disso, ela possui praticamente a mesma composição nutritiva encontrada na clara do ovo, explica Helenice.

🥚Ovo fresco: inicialmente, a estrutura da chalaza conecta as duas extremidades do ovo e tem fios brancos retorcidos. Quanto mais preservada estiver essa estrutura, mais o ovo está fresco, com tempo de prateleira ainda recente.

🩸Mancha vermelha no ovo: esse tipo de mancha não é a chalaza, mas sangue originado em pequenos vasos sanguíneos, que se desprendem do oviduto (canal onde o ovo passa) e dos ovários da ave durante a formação do ovo.

A presença dessas manchas não significa que o produto está estragado, mas é importante sempre cozinhá-los antes do consumo.

Fonte: G1

Deixe seu comentário: