Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Menu

Eclipse solar total acontece na próxima semana, mas não será visível no Brasil

Espectadores sortudos do México, Estados Unidos e Canadá conseguirão flagrar o fenômeno na segunda (8). No Brasil, o próximo eclipse solar é do tipo anular e será em 2 de outubro de 2024.

Eclipse solar total é visto no Oregon, nos Estados Unidos, em foto de 21 de agosto de 2017. — Foto: NASA/Aubrey Gemignani

Na próxima segunda-feira (8), espectadores sortudos do México, Estados Unidos e Canadá terão a chance de observar um eclipse solar total.

Embora ele NÃO seja visível no Brasil (veja mapa de visibilidade abaixo), esse fenômeno é bastante especial. Nos Estados Unidos, por exemplo, essa é a primeira vez em sete anos que espectadores do país irão flagrar algo do tipo.

Visibilidade do eclipse solar total de 8 de abril. — Foto: Arte g1/Kayan Albertin

Visibilidade do eclipse solar total de 8 de abril. — Foto: Arte g1/Kayan Albertin

Assim, na próxima semana, dependendo da localização, moradores desses países irão presenciar ou um eclipse solar parcial ou um eclipse solar total.

Mas o que isso quer dizer? Primeiro, precisamos entender que um eclipse solar ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra de uma maneira que ela acaba lançando uma sombra sobre a Terra.

A Lua então bloqueia a entrada de luz solar que chega à Terra.

Às vezes, a Lua bloqueia apenas parte da luz do Sol, no chamado eclipse solar parcial ou anular.

Já quando a Lua bloqueia toda a luz do Sol, temos um eclipse solar total.

Veja a diferença nas fotos a seguir:

  • Eclipse solar total:
Foto mostra Sol totalmente encoberto pela Lua durante eclipse solar total. — Foto: Ronaldo Schemidt/AFP

Foto mostra Sol totalmente encoberto pela Lua durante eclipse solar total. — Foto: Ronaldo Schemidt/AFP

  • Eclipse solar parcial:
Um eclipse solar parcial visto da cidade inglesa de North Shields, ao norte do país. — Foto: Owen Humphreys/PA via AP

Um eclipse solar parcial visto da cidade inglesa de North Shields, ao norte do país. — Foto: Owen Humphreys/PA via AP

Assim, como é possível ver nas imagens acima, em um eclipse solar total, a Terra, a Lua e o Sol se alinham de tal forma e em uma posição tão exata que toda a estrela do nosso sistema é “tampada” da perspectiva da Terra – é possível ver apenas a coroa, a atmosfera do Sol.

No caso do eclipse solar parcial, não há um alinhamento entre os três corpos celestes. Ele ocorre quando a Lua passa entre o Sol e a Terra, mas o Sol, a Lua e a Terra não estão perfeitamente alinhados.

Na próxima semana então observadores de países da América do Norte verão um desses fenômenos.

Segundo a Nasa, a agência espacial norte-americana, se as condições climáticas permitirem, o primeiro local na América do Norte continental a experimentar a totalidade será a costa do Pacífico do México, perto das 15h07 da tarde da segunda (8) no horário de Brasília.

Depois disso, o eclipse seguirá pelos Estados Unidos, entrando no Texas e passando por outros estados até chegar ao Maine. Em seguida, passará no Canadá por Ontario e seguirá para o Atlântico Norte, saindo da costa de Newfoundland por volta das 16h16.

O Observatório Nacional e a agência espacial norte-americana irão fazer transmissões ao vivo do evento. Para acompanhar a transmissão do ON, basta acessar o canal do observatório em: youtube.com/observatorionacional.

Quando veremos um eclipse no Brasil?

O próximo eclipse solar no Brasil é do tipo anular e será em 2 de outubro de 2024. Em boa parte do país, ele passará pelo como parcial. Ou seja, quem olhar para o céu verá o nosso Sol “mordido” pela Lua.

Isso acontece porque um eclipse solar anular sempre acompanha um eclipse solar parcial.

E, neste caso, a passagem do fenômeno favorecerá estados da Região Sul, Sudeste (exceto a porção norte de Minas Gerais) e o Mato Grosso do Sul. Já moradores de trechos da Bahia, Goiás e Mato Grosso também terão a chance de flagrar o evento.

No restante do país, esse eclipse de outubro não será visível.

Já os eclipses lunares não serão tão marcantes neste ano para os observadores mais leigos. O último foi um lunar penumbral, em março, mas neste tipo de eclipse não é possível detectar a olho nu uma mudança na luminosidade da Lua.

Já o eclipse lunar parcial de setembro, por exemplo, será extremamente tênue. Ele passará por todos os estados do país, mas, no auge do fenômeno, a cobertura da Lua será de apenas 0.08%.

Eclipses de 2024

  • 🌗 24-25 de março – Eclipse penumbral da Lua (visível em todo o país, mas não a olho nu)
  • ☀️ 8 de abril – Eclipse solar total (não visível no Brasil)
  • 🌗 17-18 de setembro – Eclipse lunar parcial (visível em todo o país, de forma tênue)
  • ☀️ 2 de outubro – Eclipse solar anular (visível em boa parte do país como parcial)

Fonte: G1

Deixe seu comentário: