Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Menu

Enem 2023: professor de redação dá dicas de preparação para a reta final

Primeiro dia do exame será no domingo (5). Para o educador, candidatos devem focar nas revisões e no preparo psicológico.

Professor Bruno Rodrigues dá aula de redação para o Enem há 10 anos — Foto: Arquivo pessoal

Falta pouco para o primeiro dia de provas do Enem, que vai acontecer no domingo (5). Nessa reta final, a ansiedade aumenta e muitos estudantes não sabem como manter a preparação para o exame. O g1 conversou com o professor de redação Bruno Rodrigues, que deu algumas dicas sobre o que fazer nesta reta final.

Nos dias que antecedem ao Enem, o professor indica que os estudantes foquem nas revisões. Bruno orienta que o candidato revise as redações anteriores e se lembre do que errou para estar atento na hora da prova. Também é preciso revisar questões que teve mais dificuldade para evitar a dúvida quando for fazer o exame.

Bruno prepara alunos para o Enem há 10 anos e percebe que, na reta final para o exame, o nervosismo se intensifica e a pressão aumenta. Por isso, nessa fase, também é importante focar no preparo psicológico. O professor defende que a escola e o cursinho devem ajudar nessa missão.

“É preciso valorizar o aluno que está se comprometendo, escrevendo, revisando, tirando dúvida, tentando encontrar no caminho um refúgio. O professor e o ambiente da escola e do cursinho são fundamentais para criar a sensação de acolhimento para alunos e familiares”, disse.

Professor de Alagoas dá dicas de preparação para o Enem 2023 — Foto: Leandro Ferreira/ g1

O professor cita algumas atitudes que os candidatos podem tomar para se preparar melhor para os dias do exame. Confira:

  • Evitar passar muito tempo nas redes sociais

Para o professor, passar muito tempo rolando as páginas das redes sociais pode atrapalhar a preparação para a prova.

“Evitar o uso indiscriminado de redes sociais, para não se comparar com outros. Por exemplo, se alguém comenta que fez três redações nessa última semana e você só fez uma, você vai sair dessa publicação pensando que está estudando errado, mas não. É só outra forma de estudar. O que importa é ter um método, é saber o que está fazendo e o motivo. Outro problema é o tempo de tela que nos cansa sem percebemos que estamos cansando”.

  • Reservar um tempo para o lazer

Bruno defende que é importante reservar um tempo para praticar exercícios físicos, viver momentos relaxantes e interagir com pessoas queridas.

“Minha dica é fazer caminhadas, praticar exercícios, ouvir músicas que te façam relaxar, conversar com pessoas que te amam e com as quais você ama passar um tempo. Agora vale muito a pena buscar esses momentos, ainda que sejam curtos”.

  • Programar-se para os dias de prova

Bruno também orienta que os candidatos se programem para os dias de prova para evitar imprevistos.

“Conheça o local de prova. Busque informações sobre o bairro, sobre a escola. Se puder, vá até ela pra visitar. Isso vai ser importante até para entender o trânsito local e estimar a hora da sua saída e chegada. Familiarizar-se com o ambiente para saber se vai precisar levar um ventilador, por exemplo. Sim, pode levar, mas o uso deverá ser coletivo, ou seja, para toda a sala”, orienta o professor.

“Leia todas as recomendações do MEC/INEP sobre o que levar ou não levar para a prova. Ler as regras é fundamental. Por exemplo: não pode usar lápis e borracha, apenas caneta preta. As garrafas de água precisam ter o corpo transparente. Não pode ir de boné”.

Neste domingo (5), os candidatos vão fazer as provas de linguagens e de ciências humanas, além da redação. O g1 fará a cobertura em tempo real e trará o gabarito extraoficial e a correção das questões.

Fonte: G1

Deixe seu comentário: