Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Menu

Grupo protesta no Sesc Arsenal após polêmica envolvendo drag queen; vídeo

A drag queen Nelly Winter se reuniu com alguns apoiadores nesta quinta (11), no Sesc Arsenal, para fazer o protesto “Rolê Drag”, contra a discriminação que ela alega ter sofrido da instituição, após um livro do qual ela participa como uma das autoras supostamente ter tido o lançamento barrado na instituição. O Sesc nega qualquer tipo de preconceito.

O protesto começou por volta das 19h e contou com amigos, ativistas e ex-funcionários da instituição. O grupo escolheu esta quinta para o protesto por se tratar de um dia geralmente movimentado na unidade localizada no bairro Porto, em Cuiabá, para desfilar com a bandeira da comunidade LGBTQIAP+ entre as instalações.

Em publicações nas redes sociais, o grupo registrou o ato na unidade. Em dado momento do protesto, Nelly é aplaudida por algumas pessoas e estende mais uma vez a bandeira do arco-íris.

O caso

A administração do Sesc Arsenal foi acusada de LGBTQIA+fobia, depois que o lançamento do livro “Versa – Bardos em Linhas” teria sido  barrado na unidade. Em nota de repúdio, a Editora Umanos, reponsável pela obra,  informou que a decisão teria sido tomada porque uma das escritoras da obra é a artista drag queen.

“Entendemos esse episódio como fato que caracteriza discriminação e preconceito, em nome de meras
políticas organizacionais e não pautado em valores humanos. Entendemos que, assim como na literatura, há
uma diversidade de gêneros, será preciso que haja o respeito à diversidade do gênero humano”, ressaltou a
drag em nota conjunta com a editora Umanos.

Após a repercussão, o Sesc divulgou nota afirmando que as informações que estavam sendo circuladas não condiziam com a realidade. Na nota, o Sesc disse ter recebido com surpresa as denúncias, já que o lançamento da obra foi aprovado pela diretoria. Citaram ainda que a editora já realizou diversos eventos dentro da unidade, de forma gratuita.

O episódio repercutiu e o Ministério Público Estadual instaurou procedimento para averiguar o caso.

Após a repercussão, o Sesc divulgou uma nota revelando que as informações circuladas não condiziam com a realidade. Na comunicado, o Sesc disse ter recebido com surpresa as denúncias, já que o lançamento da obra foi aprovado pela diretoria. Citaram ainda que a editora já realizou diversos eventos dentro da unidade, de forma gratuita.

Diante do ocorrido, o Ministério Público Estadual de Mato Grosso (MPE-MT) instaurou notícia de fato para investigar o caso da suposta censura do lançamento do livro “Versa – Bardos em Linhas”.  O processo será investigado pelo promotor de Justiça Henrique Schneider, da 25ª promotoria Cível de Cuiabá. O órgão solicitou informações ao Sesc, como também determinou envio de cópias de documentos enviados ao núcleo criminal.

Fonte: RD NEWS

 

Deixe seu comentário: