Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Menu

Hoje é Dia: semana traz o Dia Internacional da Síndrome de Down

O dia escolhido para falar, em todo o planeta, sobre a síndrome de Down não poderia ser outro: o dia 21 do mês 3. A síndrome de Down é uma alteração genética em que a pessoa tem três cromossomos no par 21, e não dois, como o usual. Por isso, a síndrome também é chamada de trissomia do cromossomo 21, ou simplesmente T21.

Segundo o Ministério da Saúde, essa alteração cromossômica – observada pela primeira vez em 1866, pelo pediatra britânico John Langdon Down – é a mais comum entre os humanos.

O Dia Mundial da Síndrome de Down, formalizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2012, não só celebra a vida das pessoas que têm a síndrome, mas também fala sobre direitos, inclusão e sobre a possibilidade das pessoas com Down serem e fazerem tudo aquilo que elas quiserem.

OPrograma Especial– que tem a primeira repórter com síndrome de Down do país, Fernanda Honorato  – traz uma série de histórias que mostram a potência das pessoas com trissomia do 21: elas são atrizes e atores , bailarinos ,  modelos , artistas circenses , atletas … pessoas que namoram , se casam ,  trabalham  e mais.

Deixe seu comentário: