Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Menu

Mais de 500 crianças são beneficiadas com Programa de Saúde Bucal na EMEB Marechal Rondon

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Alvorada encerrou na tarde de terça-feira (06) as atividades do Programa Saúde na Escola (PSE)  na EMEB Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon com aprovação dos envolvidos e na “torcida” para que retorne em 2023. Mais de 500 crianças entre 4 e 12 anos foram beneficiadas com a iniciativa que teve parceiros envolvidos, entre eles a Faculdade Fasipe, que disponibilizou os formandos de Odontologia. Foram quase seis meses de ação semanal na escola.

“Percebemos novos hábitos nas crianças e isso demonstra que assimilaram as informações que receberam. Quando saem para o lanche elas, por conta própria, já trazem o a escova, pasta de dente e fio dental para higienização após comerem. Então, tem resultado. Esperamos que o projeto tenha continuidade no ano que vem para que possamos ampliar para novas turmas”, disse a diretora da escola, Mônica Vicente de Oliveira Cunha.

O PSE é uma ação coletiva em que profissionais da saúde, entre eles dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e da área odontológica vão à escola uma ou duas vezes na semana e realiza algumas ações como avaliação clínica bucal, levantamento epidemiológico, escovação bucal supervisionada, evidenciação de placa, aplicação de flúor e entrega de kit de higiene oral.  “Cada criança é avaliada individualmente e procuramos ensinar a fazer a escovação certa, ajudando a conquistar uma rotina diferente e a melhorar a condição de sua saúde. Criança precisa de motivação e é isso que a gente procura agregar ao transmitir as informações para elas”, explicou a dentista do UBS do bairro, Consuelo Auxiliadora Martins, informando que os pais autorizaram a participação dos filhos.

Vários parceiros apoiaram a iniciativa como o Conselho Gestor da Escola, Conselho Gestor de Saúde do Bairro, moradores locais, presidente do bairro e Agentes Comunitários de Saúde (ACE) e a Fasipe, através da coordenadoria de odontologia, na pessoa da doutora Francisnele Maria de Aquino Franporti.

“Conheci os formandos da Fasipe que participam acompanhados por uma professora da Universidade, uma parceria que também serve de estágio e também oportuniza a eles sentir como é lidar com as demandas da profissão. Mas o que mais gostei diz respeito às informações repassadas para as crianças porque sabemos que muitas delas não têm essa atenção em casa e assimilaram o que foi passado. Depois cobram dos pais sobre os cuidados que devem ter. Esse trabalho de prevenção é melhor que o tratamento”, pontuou a secretária do Conselho Gestor de Saúde do Bairro Alvorada, Maria Walles.

É possível que novas ações aconteçam no próximo ano e beneficie outros estudantes. E as parcerias para que isso aconteça sempre são esperadas.

 

Deixe seu comentário: