Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Menu

Monóxido de carbono: entenda os riscos do gás que pode ter causado morte de quatro jovens em Balneário Camboriú

Vítimas de 16, 19, 21 e 24 anos foram encontradas mortas dentro de uma BMW na manhã desta segunda-feira (1º). Segundo informações preliminares da polícia, uma falha mecânica no automóvel teria causado a morte do grupo.

BMW onde corpos foram achados em parada cardiorrespiratório em SC — Foto: Felipe Salles/NSC TV

Quatro jovens foram encontrados mortos nesta segunda-feira (1º) dentro de uma BMW, em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina. Segundo informações preliminares da polícia, uma falha mecânica na BMW/320I M Sport, fabricada em 2022, teria levado monóxido de carbono para dentro do veículo, o que pode ter causado a morte do grupo.

De acordo com o delegado Bruno Effori, as vítimas ficaram cerca de quatro horas dentro do carro ligado, com o ar-condicionado funcionando.

“Há necessidade de exames complementares, mas a perícia apontou uma perfuração no escape entre o motor e o painel do automóvel, e que teria vazado monóxido de carbono para dentro do veículo, que teria causado asfixia e parada cardiorrespiratória nos ocupantes”, disse Effori.

A morte dos jovens de 16, 19, 21 e 24 anos, levanta o alerta sobre os riscos do gás monóxido de carbono.

👉 Como esse gás não tem cheiro nem cor, as vítimas não percebem caso haja um vazamento.

🚨 Como o monóxido de carbono age?

  • De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), as moléculas de monóxido de carbono se ligam à hemoglobina (responsável pelo transporte de oxigênio dos nossos pulmões para todo o organismo) presente no sangue.
  • Isso dificulta a circulação e distribuição do oxigênio – essencial para vida humana – no corpo, o que pode levar à morte por asfixia.

Abaixo, entenda em 4 pontos como acontece a intoxicação por monóxido de carbono e como evitar acidentes.

1 – Por que respirar o gás traz riscos?

O monóxido de carbono, também conhecido como CO, é um gás invisível e sem cheiro que, se inalado, pode causar problemas de saúde ou até mesmo causar a morte de forma repentina.

O CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos) explica que, quando inalamos o monóxido de carbono, o gás “toma o lugar” do oxigênio no nosso sangue.

BMW estacionada em rodoviária de Balneário Camboriú onde corpos foram achados — Foto: Felipe Salles/NSC TV

BMW estacionada em rodoviária de Balneário Camboriú onde corpos foram achados — Foto: Felipe Salles/NSC TV

Isso acontece porque a hemoglobina se liga ao monóxido de carbono cerca de 200 a 300 vezes mais do que ao oxigênio, formando a carboxiemoglobina e impedindo a ligação do oxigênio à hemoglobina.

Consequentemente, isso faz com que nossos órgãos fiquem privados de oxigênio, fundamental para a vida. Não tendo oxigênio, as células do nosso corpo não produzem energia e morrem.

“O monóxido de carbono é uma substância que se liga à hemoglobina, que é aquilo que transporta o oxigênio para os tecidos. Então, quando ela se liga ao monóxido de carbono, ela impede o transporte do oxigênio, ou seja, impede que o organismo respire, que as células respirem”, diz Álvaro Pulchinelli Jr., toxicologista do Fleury Medicina e Saúde.

2 – Onde o gás é encontrado?

O monóxido de carbono está presente nas emissões de combustão, como as produzidas por carros, caminhões, motores a gasolina, fogões, lanternas, madeira e carvão queimados, fogões a gás e sistemas de aquecimento.

Ainda de acordo com o CDC, o gás também pode se acumular em espaços fechados ou parcialmente fechados, causando intoxicação em pessoas e animais que o respiram.

3 – Quais os sintomas da intoxicação por monóxido de carbono?

Os sintomas da intoxicação são variáveis, diz Pulchinelli. Geralmente, o quadro começa com sintomas de cansaço, moleza, depois vai evoluindo para uma sonolência, torpor e, caso a pessoa não seja socorrida, pode evoluir para um quadro de coma e morte.

“Então, é um quadro progressivo, não é de imediato que a pessoa que está exposta ao monóxido de carbono vai ter os sintomas, eles vão num crescente. Primeiro, a pessoa fica cansada, com moleza, torpor, cai no sono e, a partir daí, vai rebaixando a consciência até entrar em coma e poder morrer”, explica o especialista.

Em resumo, os sintomas mais comuns de envenenamento por monóxido de carbono são os seguintes:

  • Dores de cabeça;
  • Tontura;
  • Fraqueza;
  • Dores abdominais e vômitos;
  • Dor no peito; e
  • Confusão mental.

O problema é que, na maioria das vezes, as vítimas não percebem que estão sob efeito do monóxido de carbono justamente porque o gás não tem cheiro nem cor.

4 – Como evitar acidentes?

Aquecedores a combustível podem vazar monóxido de carbono caso estejam mal posicionados ou sem manutenção. Confinado em um ambiente fechado ou sem janelas, o gás mata em minutos.

Há também outros aparelhos que podem causar mortes pela inalação do CO, como geradores de energia e churrasqueiras. Por isso, o CDC dá também algumas dicas para evitar a intoxicação:

  • Aquecedores ou qualquer outro aparelho doméstico movido a gás, óleo ou carvão devem passar por vistoria técnica ao menos uma vez por ano.
  • Jamais deixe ligado um carro ou outro veículo na garagem, mesmo que haja uma porta aberta.
  • Nunca use um fogão para aquecer a casa.
  • Mantenha geradores e máquinas de lava a jato a ao menos seis metros de uma janela ou porta.
  • Instale detectores em casa, dispositivos geralmente pequenos e que funcionam com pilhas ou baterias.
  • Deixe o local imediatamente e procure os serviços de emergência caso sinta tonturas, dores e suspeite de vazamento de monóxido de carbono.

Fonte: G1

Deixe seu comentário: