Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Menu

Morango: conheça o selo que ajuda a identificar um produto seguro para o consumo

Podcast ‘De onde vem o que eu como’ explicou como funciona o Brasil Certificado e como ele reduz as aplicações de agrotóxicos durante o cultivo.

O Brasil é o maior produtor de morangos da América Latina e o oitavo maior no ranking mundial. Nos últimos 20 anos, a produção aumentou 92% no país, reflexo do aumento das áreas cultivadas e do rendimento por hectare.

Nesta semana, o podcast De onde vem o que eu como contou a história do agricultor Mateus Andreazza, de Caxias do Sul (RS), que mudou o sistema de plantio e há seis anos aderiu ao selo Brasil Certificado.

  1. O que significa o selo Brasil Certificado?

Significa que o morango foi produzido com respeito às boas práticas da agricultura. Isso quer dizer que o agricultor segue as normas técnicas de aplicação de agrotóxicos, com o uso apenas de produtos registrados para a produção de morangos.

A preferência, quando possível, é pelo controle de pragas com aplicações de produtos biológicos. O uso de predadores naturais fez com que a quantidade de agrotóxicos da produção do Mateus Andreazza caísse pela metade.

“Usamos o mínimo de produtos químicos e o máximo de produtos biológicos”, destaca.

Outra exigência é a rastreabilidade da produção – ou seja, informações na embalagem do morango que permitem que o consumidor identifique e saiba mais sobre a origem do produto.

“Quando o consumir vê o selo na embalagem, ele pode ter certeza de que o produto é seguro para o consumo e que só foram usados os produtos químicos necessários, com respeito às carências de aplicações”, conta o agricultor Mateus Andreazza.

2. Como é o monitoramento da produção?

Andreazza explica que a propriedade passa por uma auditoria anualmente, que avalia todas as etapas de produção: a documentação, os produtos usados, a colheita, o armazenamento e as aplicações de defensivos agrícolasAmostras dos morangos são enviadas para análise de resíduos.

3. Os morangos com o selo são mais caros?

Não necessariamente. Por não ser um produto orgânico, o agricultor conta que a produção dele é vendida pelo mesmo valor do morango convencional.

“O que ajudou é que não perdemos mercado para outros fornecedores. Mas retorno financeiro não houve”, completa Andreazza.

Saiba mais sobre o selo:

  • A adesão é voluntária;
  • Não é específico do morango: o selo pode ser encontrado em diversos produtos agrícolas;
  • A produção deve respeitar as normais ambientais e trabalhistas;
  • Garante que o cultivo foi feito de maneira sustentável;
  • A regulamentação é feita pelo Inmetro e pelo Ministério da Agricultura.

Fonte: G1

Deixe seu comentário: