Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Menu

NESTE SÁBADO – ROTARY TANGARÁ DA SERRA CENTRO PROMOVE LIMPEZA DO CÓRREGO FIGUEIRA

Rotary Tangará da Serra Centro  promove limpeza do Córrego Figueira

Preservar os rios e lagos é de extrema importância para a sobrevivência da vida no planeta, sendo um dever não só dos poderes públicos preservarem este recurso natural tão precioso, mas de todos nós.

Imbuídos nesta preservação e preocupados especialmente pelo problema hídrico em Tangará da Serra, o Rotary Clube Centro realizará neste sábado, 18, a primeira edição do projeto Limpeza do Córrego Figueira, pertencente a microbacia do Córrego Queima-Pé, responsável pelo abastecimento da cidade.

A ação, que inicia às 8h, nas proximidades da nascente do córrego, na Vila Alta II, marca o Dia Mundial de Limpeza das Águas, lembrado todo dia 19 de setembro de cada ano.

O projeto conta com o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Rotaract e Interact, que, juntos, descerão toda a extensão do córrego Figueira retirando lixos e outros materiais jogados indevidamente no local.

“A ideia surgiu de uma parceria com a Sema, através do convite do Jeferson Zucchi, que é diretor Regional (…) como sabem das nossas ações voltadas ao meio ambiente, nos procuraram”, recorda a presidente do clube de serviços, Jéssica Gonçalves Melo, ao relatar que o Rotary Centro já estava organizando algo semelhante, para limpar os córregos dentro da cidade. “Justamente porque estamos vivendo um dos piores momentos de degradação ambiental e crise hídrica. Então porque não fazer esse projeto que é tão importante a todos”.

A expectativa, segunda a presidente, é descer o córrego fazendo a limpeza de toda a sua margem.

“Estaremos junto com o caminhão do Samae fazendo essa descida e inclusive se alguns moradores tiverem algo para jogar, o caminhão estará passando neste momento”.

Contudo, reforça a presidente, tão importante quanto limpar é criar uma conscientização em toda a população, especialmente nos que moram nas proximidades do córrego, para a sua preservação.


Seja um voluntário no Dia Mundial da Limpeza

O Dia Mundial de Limpeza (World Cleanup Day) é a maior ação cívica do planeta, realizada pelo movimento global Let’s do it! e mobilizado no Brasil pelo Instituto Limpa Brasil e Teoria Verde, engajando voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias, praças, parques, manguezais, rios, etc.

No dia 18 de setembro 2021, mais de 180 países estarão mobilizados para 24 horas de limpeza pelo planeta. No Brasil são mais de 1.200 municípios e 300 mil voluntários.

Devido a pandemia, foi adotado o conceito #EuCuidodoMeuQuadrado desde a última edição, com o objetivo de que cada voluntário participe mesmo de dentro da sua própria casa realizando alguma das atividades propostas (Limpeza ambiental, digital, solidária e mental) além de outras atividades que poderão ser realizadas e incentivadas como ecopontos/drive thrus ambientais, atividades de educação ambiental em escolas, limpezas subaquáticas etc.

Deixe seu comentário: