Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Menu

Peeling de fenol: Fantástico tem acesso às câmeras da clínica em SP onde empresário morreu após realizar procedimento estético

Programa deste domingo (09) também trouxe uma entrevista com a responsável pelo tratamento, Natalia Fabiana de Freitas Antonio, conhecida como Natalia Becker, que não tem formação de esteticista e aprendeu a técnica num curso online.

O empresário Henrique Silva Chagas, de 27 anos, morreu nesta semana, em São Paulo, depois de fazer um peeling de fenol. Um procedimento arriscado, com uso de ácido, para rejuvenescer o rosto.

A responsável pelo tratamento, Natalia Fabiana de Freitas Antonio, conhecida como Natalia Becker, não tem formação de esteticista e aprendeu a técnica num curso online.

O Fantástico deste domingo (09) trouxe uma entrevista com Becker e imagens que mostram o que aconteceu dentro da clínica.

Num trecho, o namorado de Henrique alerta:

“Ei! Ele tá passando mal! Natalia…”.

E se desespera:

“Ajuda pelo amor de deus, gente”.

Henrique chegou às 10h03 na clínica. O namorado, Marcelo, entra logo em seguida.

Na recepção, uma funcionária pergunta: tudo bom? É fenol? Vou te dar uma fichinha para você preencher, tá?

Ela quer saber o que ficou combinado sobre o pagamento: 4500 reais. E pede que ele aguarde.

Três horas depois dessa imagem, Henrique está numa sala. Ele tinha acabado de fazer o procedimento e começa a tremer.

“Ei! Ele tá passando mal! Natalia…”, diz Marcelo, que depois põe a mão no coração do namorado.

“Tá parando, gente. Rick. Rick. Rick”.

Imagem da câmera da clínica em SP onde empresário morreu após realizar procedimento estético. — Foto: Fantástico

Imagem da câmera da clínica em SP onde empresário morreu após realizar procedimento estético. — Foto: Fantástico

Natalia Becker cobrou 4.500 reais pelo procedimento feito na última segunda-feira no empresário. E se apresentou como esteticista. Em entrevista exibida neste domingo (09), Becker não respondeu à repórter Giuliana Girardi sobre qual era sua formação.

“É, tô um pouco nervosa”, diz.

Nessa hora, o marido e a advogada de Natalia, que não aparecem na imagem, interrompem a entrevista.

“Não vamos falar essas partes bem técnicas”, afirma a advogada.

A Associação Nacional dos Esteticistas e Cosmetólogos (ANESCO) diz que Natalia é uma pessoa leiga que não pode ser considerada esteticista. A ANESCO informou também que, com base na lei do esteticista e na lei do ato médico, esteticistas habilitados podem fazer peelings químicos, mas o peeling de fenol no rosto todo deve ser feito em centros cirúrgicos.

Fantástico também perguntou sobre o tempo desde quando Natalia realizava a aplicação de fenol. Ela disse que desde dezembro do ano passado. Depois, Natalia é questionada sobre as substâncias que usa.

“Essas coisas eu não quero falar. Já dei meu depoimento falando certinho. Eu não quero mais dar entrevista”, diz Natália, que nesse momento se levanta.

A advogada dela pediu que essa primeira parte da entrevista não fosse ao ar. O Fantástico avaliou o pedido, mas entendeu que a exibição dessa parte da entrevista contém informações relevantes e de interesse público. Por isso, a exibição foi mantida.

A decisão está alinhada com os Princípios Editoriais do Grupo Globoque baliza o trabalho dos jornalistas da Globo.

Segundo os princípios, concedida uma entrevista exclusiva, uma fonte pode pedir alterações, acréscimos ou supressões, mas o jornalista julgará se o pedido se justifica. Haverá vezes em que o jornalista não concordará com a mudança, sendo, nestes casos, necessário registrar que a mudança foi solicitada, mas não aceita.

Imagens das câmeras da clínica

Minutos depois, Natalia recomeça a entrevista e diz que Henrique não reclamou de dores: “Umas 10h30 a minha funcionária subiu e começou a fazer o preparo da pele. Ele até falou que estava com uma sensação gostosa, foi essa a palavra que ele falou”.

12h58: a câmera mostra Henrique logo depois do procedimento junto com Natalia, que está de preto.

Marcelo entra, tira fotos do rosto do namorado. Não dá para ouvir a conversa, mas Marcelo se recorda de como foi: “Ele [Henrique] falava que tinha doído. Que era uma coisa bem, praticamente insuportável, mas ele falava, é a dor da beleza, é a dor da beleza”.

“Ele agarrou meu braço, arregalou o olho e já travou a respiração e ali ele já ficou, já saiu fora de si”, recorda Marcelo.

Depois, Natalia é vista entrando com uma funcionária. “Quer que eu chame o resgate?”, diz ela.

Ao Fantástico, ela conta que ligou para o SAMU: “Todo mundo ficou desesperado. Foi bem difícil, foram cenas bem fortes para mim e me traumatizou completamente”.

Henrique Chagas morreu após fazer peeling de fenol com esteticista Natali Becker na clínica dela em São Paulo — Foto: Reprodução/Redes sociais/ TV Globo

Henrique Chagas morreu após fazer peeling de fenol com esteticista Natali Becker na clínica dela em São Paulo — Foto: Reprodução/Redes sociais/ TV Globo

Em outro trecho das imagens das câmeras da clínica, é possível ver Natalia colocando o ouvido no peito de Henrique para tentar ouvir o coração dele. Depois, Natalia e as funcionárias começam a seguir as orientações do SAMU e Henrique é posto no chão.

13h26: os funcionários do SAMU entram e começam a fazer massagem cardíaca. A partir desse momento, Natalia não é mais vista na sala.

14h03: os atendentes então encerram os trabalhos.

Técnica de um curso online

Ao ser questionada pelo Fantástico sobre se teve problemas com algum paciente, Natalia afirma que isso não tinha acontecido até então, mas uma ex-paciente mostrou para a reportagem áudios que Natalia encaminhava para ela durante o tratamento.

Ela só autorizou mostrar a região afetada do seu rosto, e aceitou conversar por telefone.

“Eu me iludi porque ela falou que em 10 dias estaria ótima a minha pele”, disse. “Eu fiquei cinco meses com a pele vermelha. Minha pele ela começou a ficar com pus e sangrava toda noite”.

Natalia não quis comentar. Ela foi indiciada pelo crime de homícidio com dolo eventual, que é quando não há intenção, mas se assume o risco de matar.

Ex-paciente de Natalia mostrou região afetada. — Foto: Fantástico

Ex-paciente de Natalia mostrou região afetada. — Foto: Fantástico

Ao Fantástico, ela também contou onde aprendeu a fazer o peeling de fenol e quanto tempo durou o curso.

“Foi um curso online, né? Não sei se foi um mês [de curso]”, disse.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) diz que a venda de fenol é proibida na internet. Depois que Natalia revelou que fazia a compra online, o fenol desapareceu das páginas que ofereciam o produto. O mesmo aconteceu com o curso de peeling de fenol que a Natalia fez.

O composto orgânico pode ser altamente tóxico e causa queimaduras.

Justamente por isso, o peeling químico de fenol provoca uma troca de pele no rosto de quem tem rugas profundas ou cicatrizes. a pele fica craquelada durante a recuperação; lenta e difícil.

A clínica da Natalia foi fechada e a rede social não existe mais. Marcelo, namorado de Henrique, contou que foi lá que o empresáro se convenceu de fazer o procedimento.

Fonte: G1

Deixe seu comentário: