Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Menu

Primeira fábrica do ‘carro voador’ da Embraer no Brasil será em Taubaté, no interior de SP

Expectativa é de que os ‘carros voadores’, como são conhecidos os ‘eVTOLs’, entrem em operação em 2026. Anúncio foi feito nesta quinta-feira (20), data do aniversário de 150 anos do nascimento de Santos Dumont.

A fabricante de aeronaves Eve Air Mobility, controlada pela Embraer, anunciou que os ‘eVTOLs’ (sigla em inglês para “veículo elétrico de pouso de decolagem vertical”), conhecidos ‘como carros voadores’, serão produzidos em Taubaté, no interior de São Paulo.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (20), data do aniversário de 150 anos do nascimento de Santos Dumont.

Os carros voadores serão fabricados em uma unidade já existente da Embraer na cidade e que será ampliada para receber a linha de produção do eVTOLs . Os primeiros modelos devem sair da fábrica a partir de 2026.

Apesar do anúncio, a Eve e Embraer informaram que a ampliação na fábrica ainda está sujeita a aprovação final das autoridades.

“O local se beneficia de uma logística estratégica, oferecendo fácil acesso por meio de rodovias e proximidade de uma linha ferroviária. Outra vantagem significativa é a localização próxima à sede da Embraer em São José dos Campos e da equipe de engenharia e recursos humanos da Eve, o que facilitará o desenvolvimento e a sustentabilidade de novos processos de produção, aumentando a agilidade e a competitividade da empresa”, diz comunicado.

Ainda não há detalhes sobre contratações futuras para produção dos carros voadores.

Por nota, a Prefeitura de Taubaté afirmou que a iniciativa trará benefícios para a cidade, “como a geração de empregos qualificados, investimentos em pesquisa e desenvolvimento, além de uma maior visibilidade no cenário tecnológico nacional e internacional”.

Acrescentou ainda que irá trabalhar com a Embraer para garantir que as etapas do projeto sejam conduzidas com eficiência e responsabilidade.

A Cetesb informou que ainda não recebeu solicitações de licença ambiental específica para a atividade ou expansão no local.

A Embraer informou que tem uma carteira de encomendas de 2,8 mil eVTOLs, o que representa mais de US$ 8 bilhões em vendas, para clientes operadores de helicópteros, companhias aéreas, empresas de leasing e plataformas de voos compartilhados. São 28 clientes.

‘Carros voadores’ em 2026

No último mês, a Eve, controlada pela Embraer, anunciou uma parceria com uma empresa aérea americana para operar o transporte urbano com os ‘carros voadores’ em São Francisco, nos Estados Unidos.

A Eve e a United Airlines vão atuar em colaboração para viabilizar a operação dos ‘eVTOLs’ na baía. O objetivo é garantir que o ecossistema adequado esteja em vigor para introduzir os voos dos ‘carros voadores’.

A expectativa é de que o chamado eVTOL receba certificação em 2026, mas faça um voo de teste em escala real ainda até 2024. Ainda serão definidas áreas de origem e destino das viagens, além da rede de rodas de mobilidade urbana aérea.

Em 2022, a United Airlines já havia anunciado um investimento de R$ 15 milhões na Eve e um acordo para compra condicional de até 400 carros voadores, como parte de uma estratégia de investir em tecnologias de ponta.

O que são os ‘carros voadores’?

Os eVTOLs oferecerão aos clientes uma forma rápida, econômica e sem emissão de carbono para chegar a aeroportos e se deslocar em ambientes urbanos.

O veículo é 100% elétrico e possui um alcance de 60 milhas (100 quilômetros), que permite uma variedade de missões de mobilidade aérea.

Em relação à Baía de São Francisco, a Embraer informou que, além de oferecer um novo modelo de transporte, os carros voadores vão ter um impacto econômico positivo, gerando empregos.

Fonte: G1 – Notícias

Deixe seu comentário: