Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Menu

Projeto Teatros Negros oferece três oficinas gratuitas na Funarte MG

O Complexo Cultural Funarte MG, em Belo Horizonte, recebe três oficinas gratuitas do projeto Teatros Negros (Poéticas da Negrura /Estéticas da Atitude), contemplado no Programa Funarte Aberta – Oficina e Formação – Funarte MG 2022, a partir deste mês. Serão oferecidas as atividades: “I Ato – Teatro Negro no Tempo”, “II Ato – Teatralidades Negras” e “III Ato – Teatro Negro: sob a perspectiva da descolonização do corpo”. As inscrições já estão abertas para artistas, estudantes de arte, técnicos da cena artística e demais interessados. As oficinas serão realizadas entre fevereiro e maio de 2023.

Segundo os criadores do projeto Teatros Negros (Poéticas da Negrura /Estéticas da Atitude), as ações de capacitação voltadas para a arte negra, em especial ao teatro, tem o objetivo de compartilhar os saberes teóricos e práticas que o grupo vem acumulando ao longo de seus quase 30 anos de atuação ininterruptas nesta área.O programa criado pelo grupo Teatro Negro e Atitudebusca contribuir para uma formação decolonial e afrocentrada para profissionais da cena teatral de Belo Horizonte, bem como, na tentativa de suprir a grande lacuna de informações de práticas e referenciais negros na formação destes profissionais.

Saiba mais sobre o Teatro Negro e Atitude, aqui

Cada oficina tem a duração de 20h, divididas em 5h por semana. As atividades serão realizadas sempre no período da noite, no Complexo Cultural Funarte MG. Toda a programação será gratuita e contará com um resultado prático (apresentado ao público) e certificado de participação. Reforçando a informação citada anteriormente, podem participar artistas, estudantes de arte, técnicos da cena artística e demais interessados.

Sobre as oficinas

“I Ato – Teatro Negro no Tempo”

Dias: 28 de fevereiro a 23 de março | terças e quintas-feiras | Horário: 19h às 21h30

O grupo buscará em atividades teóricas e práticas traçar um percurso do teatro negro, do século passado aos dias atuais, ampliando o olhar sobre os modos operantes desse fazer teatral. A oficina também abordará alguns elementos da gestão de projetos, políticas públicas para o fomento à arte, cultura e produção cultural.

Link para inscrição, aqui

“II Ato – Teatralidades Negras”

Dias: 28 de março a 20 de abril | terças e quintas-feiras | Horário: 19h às 21h30

Os ministrantes e os participantes vão buscar caminhos possíveis para a elaboração de uma cena curta que considerará a diversidade e complexidade das poéticas inventadas por artistas pretos. O pano de fundo da oficina é aEstética da Atitude e a Poética da Negrura, pesquisa que o grupo desenvolve desde sua criação, em 1994, e vem sistematizando ao longo dos anos.

Link para inscrição, aqui

“III Ato – Teatro Negro: sob a perspectiva da descolonização do corpo”

Dias: 24 de abril a 22 de maio | segundas e quartas-feiras | Horário: 19h às 21h30

O grupo se propõe a trocar com os participantes os dispositivos de atuação e modos do treinamento de seus atores e atrizes, partindo do estudo das manifestações da cultura popular brasileira de matriz africana, mais especificamente, o Congado de Moçambique, a Capoeira de Angola e o Candomblé de Nação Ketu. Investigando textualidades, corporeidades, materialidades e musicalidades existentes nestas manifestações, num processo compreendido como “descolonização do corpo”.

Link para inscrição, aqui

Local:Complexo Cultural Funarte MG
Rua Januária, 68 – Centro, Belo Horizonte (MG)

Fonte: Funarte

Deixe seu comentário: