Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Menu

Quase 50 novos casos de HIV são diagnosticados em Tangará da Serra em 2019

No último domingo, dia 1º de dezembro, foi lembrado o Dia Mundial Contra a Aids. A data relembra a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, oportunidade em que estatísticas sobre o assunto foram divulgadas em todo o país.

Em Tangará da Serra, o número de diagnósticos positivos também ainda é preocupante. De acordo com dados repassados pela Vigilância Epidemiológica, somente nesse ano, 46 novos casos foram registrados. Apesar de ser considerado um número alto, a quantidade de diagnósticos positivos caiu em um comparativo com 2018, quando 50 casos foram confirmados.

Para a coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento/ Serviço de Atenção Especializado (CTA/SAE) de Tangará da Serra, Cláudia Cunha de Oliveira, para a luta contra a Aids ser efetiva é fundamental que haja o diagnóstico precoce. “Em Tangará da Serra não tivemos aumento dos casos se compararmos com o ano passado, mas a gente fica preocupado se essa diminuição aconteceu porque o paciente não foi até a unidade fazer o teste ou se o medo do preconceito afastou o paciente de fazer o exame”, comentou a coordenadora, destacando que ações para prevenção e diagnóstico estão acontecendo de forma intensificada. “Temos trabalhado tanto com qualificação nas USF’s de Tangará como também nos municípios vizinhos”, relatou a responsável.

O CTA/SAE está localizado na Rua Sebastião Barreto, 824 – Centro. Além da unidade, testes rápidos também são oferecidos nas USF’s do município.

DADOS

Conforme informativo da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Mato Grosso registrou 718 casos de pessoas contaminadas pelo vírus HIV neste ano. Desse número, 37,2% foram detectados em jovens com a faixa etária de 20 a 29 anos.

Se comparado a 2018, esse número diminuiu em Mato Grosso. No ano passado, foram 859 pessoas contaminadas pelo vírus.

Deixe seu comentário: