Os fogos de artifício são comumente usado pelos brasileiros em geral como uma forma de comemoração. No Ano Novo, em especial, eles são soltos e enfeitam o céu com cores e barulhos. Mesmo com a tradição, soltar fogos de artifício pode ser considerado algo negativo, especialmente para os animais, que se assustam e se agitam com o som.

Com o barulho causado pelos fogos, os animais, principalmente cães e gatos, entram em uma espécie de estado de estresse. Com isso, eles ficam desesperados e podem fugir por sacadas, janelas e portas. Não é à toa que a época de final de ano é marcada pelo desaparecimento de vários pets. Além desse malefício, o quadro de estresse pode contribuir para o aparecimento ou para a evolução de alguns problemas de saúde, especialmente os cardíacos.

Infelizmente, muitos municípios ainda não possuem leis específicas contra a solta de fogos. Existe, em alguns locais, determinações que obrigam que estes sejam silenciosos, mas essa não é a realidade da maioria das cidades. Por isso, impedir que os fogos sejam soltos é algo difícil e o ideal é preparar o pet para o momento.
O primeiro passo que deve ser tomado é condicionar o animal ao som, ou seja, cerca de um mês antes das comemorações o dono deve habituar o cachorro ou gato aos sons altos. Uma boa técnica é colocar som de fogos estourando em um aparelho de som enquanto o animal se alimenta e, assim, ele se acostuma com o barulho pouco a pouco.

Uma dica importante para o dia da festa é não levar o pet para um local onde haverá queima de fogos. O ideal nessa situação é que o animal seja deixado em casa e, para isso, todo o imóvel deve estar fechado e preparado para que o animal não fuja no momento de estresse.

Para ajudar o animal a tirar o foco do barulho dos fogos, é possível direcionar a atenção dele para outros sons. Por isso, uma boa dica é colocar a TV no volume alto, ligar ventiladores e outros aparelhos que causem ruídos.
Um ponto muito importante, especialmente se o animal vai ficar sozinho em casa durante a queima de fogos, é que o pet tenha um local de refúgio para se esconder e se sentir seguro. Tudo no espaço deve estar voltado para o conforto do cachorro ou do gato. Para isso, não se esqueça de colocar água, comida e um brinquedo.
A última dica é para aqueles que possuem mais de um animal em casa. Por conta do estresse causado nos pets em decorrência do som, o ideal é que eles sejam mantidos em locais separados. Isso porque, ao ficarem desesperados, podem se envolver em brigas, o que pode causar machucados graves.